domingo, 19 de março de 2006

3º Domingo da Quaresma - Os Passos

quinta-feira, 16 de março de 2006

Vila de Rio Meão


A primeira referência a Rio Meão é de 773 (Riuus Medianus) mas não diz respeito à Freguesia, limita-se a referir o rio que lhe deu o nome. Contudo, em 1220 já se encontrava organizada como Freguesia.
A Igreja actual conserva bastantes dos seus traços primitivos (foi construída provavelmente no séc. XIV), pois conserva ainda uma Cruz da Ordem de Malta. O estilo é românico a transitar para o gótico. Até aos nossos dias esta Igreja sofreu muitas modificações.
A Capela dedicada a Santo António, segundo a inscrição da porta principal, "foi construída com esmolas dos devotos", em 1640.
Existem nesta Freguesia uma casa brasonada e três grandes casas antigas de tradições: a Casa do Mourão, a Casa da Peredinha e a Casa dos Brandões de Tabuaça de Anta.
Actualmente esta vila tem uma boa zona industrial onde predominam as indústrias de ferragens, cortiça, calçado, entre outras. As consequências deste desenvolvimento industrial foram o crescimento da população e o acréscimo dos estabelecimentos comerciais e de serviços.