quinta-feira, 16 de março de 2006

Vila de Rio Meão


A primeira referência a Rio Meão é de 773 (Riuus Medianus) mas não diz respeito à Freguesia, limita-se a referir o rio que lhe deu o nome. Contudo, em 1220 já se encontrava organizada como Freguesia.
A Igreja actual conserva bastantes dos seus traços primitivos (foi construída provavelmente no séc. XIV), pois conserva ainda uma Cruz da Ordem de Malta. O estilo é românico a transitar para o gótico. Até aos nossos dias esta Igreja sofreu muitas modificações.
A Capela dedicada a Santo António, segundo a inscrição da porta principal, "foi construída com esmolas dos devotos", em 1640.
Existem nesta Freguesia uma casa brasonada e três grandes casas antigas de tradições: a Casa do Mourão, a Casa da Peredinha e a Casa dos Brandões de Tabuaça de Anta.
Actualmente esta vila tem uma boa zona industrial onde predominam as indústrias de ferragens, cortiça, calçado, entre outras. As consequências deste desenvolvimento industrial foram o crescimento da população e o acréscimo dos estabelecimentos comerciais e de serviços.

5 comentários:

Anónimo disse...

ola a todos!!! sou uma jovem habitante de rio meao que chegou recentemente (e já muito tarde) à conclusao de que a nossa terra necessita URGENTEMENTE de ser dinamizada! Tenho estado atenta ás freguesias nossas vizinhas e a verdade é q estas se encontram muito á frente da nossa... Custa dizer isto mas é verdade... Sou uma pessoa que se preocupa com a sua terra, que ama a sua terra e quer trnaformá-la num local agradavel e onde o convivio e o comunitarismo sejam palavras de ordem... Penso que faltam actividades culturais em Rio Meão, muita coisa poderia ser feita!!! Jogos tradicionais, ateliers vários, concursos de pintura livre, enfim... um sem mundo de coisas que melhorariam a nossa terra!!! Sou estudante do curso de Gestão do Património e tenho em mente um projecto interessante que penso apresentar à Junta de Freguesia. Se queres saber mais e, quem sabe, participar e ajudar, contacta-me!! É PELA NOSSA TERRA!! Fiquem bem, obrigado!!
vanricmonteiro@gmail.com

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o "anonimo escreveu"...
Rio meao é uma freguesia muito agradavel de viver mas esta parado no tempo. temos população jovem para poder desenvolver um mundo de actividades com forma a desenvolver o interesse e orgulho pela freguesia. temos o largo de santo antonio que neste momento é deserto sem actividades.

Anónimo disse...

concordo com os comentários ja ditos.
Acho que rio meão é uma vila muito parada, e que devia de realizar mais actividades para dinamizar mais Rio Meão.
Tambem acho que o que falta em Rio Meão é interesse dos jovens para com a nossa vila. Isto é consequencia do facto nao haver nada que interesse aos jovens, por isso mesmo acho que Rio Meão poderia realizar mais actividades interessantes...

Anónimo disse...

e já pensaram se a culpa nao é dos jovens? já se realizaram imensas coisas mas os jovens de hoje não querem é nada!!!

Anónimo disse...

Realmente, concordo com o que foi dito antes. Mas, Rio Meão não é uma freguesia assim "tão agradável". Já repararam na Avenida 20 de Maio, que, por acaso, passa pela Igreja Matriz da freguesia? A poucos metros da Igreja, nessa Avenida (que de Avenida nada tem!), há lixo, não há passeios, há covas na estrada, há insegurança, há poluição atmosférica, das águas, etc. Percorram a Avenida, de lés a lés, e observem tudo isto.
Primeiro há que "arrumar e limpar a casa". Depois venham as actividades!!!